sexta-feira, 14 de junho de 2013

Adeus leite??

Já me fartei de chorar. O Tomás desde ontem que mama a cada 1:30h ou 2h, mama das duas mamas e mesmo assim continua à procura quando a larga. Hoje á noite houve uma vez que até mamou duas vezes das duas mamas, seguido, e mesmo assim deixou-se dormir á procura de maminha. Durante a noite conseguiu aguentar uma vez 3:30h, mas mesmo assim as minhas mamas continuavam moles, quando dantes já estavam a gotejar por essa altura.
Estou destroçada. Sinto-me a falhar como mãe. Sinto que não lhe estou a dar o que ele precisa, que não estou a ser boa para ele.

Não percebo porque é que estas coisas têm de me acontecer. De tudo, amamentar era o que me dava especial prazer, era o que me deixava orgulhosa de mim mesma. O tê-lo juntinho a mim, a olhar-me nos olhos enquanto mamava, sentir que lhe estava a passar vida, vê-lo saciado a dormir descansado e de barriguinha cheia... Queria com todas as minhas forças amamentar até pelo menos aos 5/6 meses.

Não tenho palavras. Os olhos não param de encher-se de lágrimas. Sinto-me a pior mulher do mundo.

15 comentários:

Anônimo disse...

Os bebés quando atingem mais ou menos as 6 semanas de vida têm um pico no crescimento e é perfeitamente normal querer estar sempre à mama. E quanto ao leite não ser o suficiente, o bebé a estimular vai fazer com que produzas mais leite; à medida que os bebés crescem a produção vai aumentando para acompanhar o crescimento deles. E ao contrário do que as pessoas pensam, não há bom nem mau leite.

Katy disse...

Anónimo, mas é normal ele mamar das duas mamas, esvaziá-las completamente ao ponto de eu apertar e não sair nada, e continuar á procura muito aflito? É que ele desde ontem que em quase todas as mamadas faz isso, e tem vezes que até chora, mas meto-o na mama e ele ainda se zanga mais porque mama mas não sai nada. E durante os picos é normal mesmo depois de 3:30h as mamas estarem moles, quando dantes por essa altura já estavam cheíssimas?

Mag disse...

Katy, stressar é q não, tal como disse a anónima poderá ser um pico de crescimento,é normal. Na dúvida s vires mm q algo n está mto bem liga ao pediatra. Mas vais ver q é pico d cresc,se n for,fizeste td bem enquanto mãe d certeza... Lembra te q o stress n é bom para isso,para ti e para o teu pimpolho. Bjinho grd

Anônimo disse...

Olá Katy. Não chores. Se vez que o teu bebe não fica saciado experimenta dar-lhe suplemento , mas dá sempre maminha para a produção continuar.
Não és pior mãe por não dar peito. Não penses assim.
O importante é o menino ficar sem fome.
Um beijinho e muita força

opinante disse...

Olá, já algum tempo que venho a este cantinho, e depois de teres colocado este post, decidi comenta-lo.

Se por hipotese estiveres a ficar sem leite não podes nem deves sentir que estas a falhar ou que és má mãe.

Podes sempre complementar com leite em pó.

Sabes eu tinha um desejo enorme de amamentar o meu filho mas em 15 dias fiquei sem leite, pois quando o meu filho nasceu ( hoje tem 15 meses) o meu marido estava internado entre a vida e a morte com uma doença muito grave.
E eu em pouco tempo fiquei sem leite no meio de tanta tristeza e stress. fiquei muito mas muito triste pois partilhava a mesma opiniao que a tua. Adorei amamentar são momentos unicos entre mae e filho. Mas paciençia somos humanas e não é por deixar de amamentar que não criamos ligação com os bebes.

Vai com calma aconselha te se for preciso da uma mamada do teu e outro de farmaçia. Alimenta te bem, bebe muitos liquidos e não fiques tão nervosa.
Todas as mães sabem cuidar dos filhos e mais os filhos sabem muito bem quem são as mães, acredita!!!


beijinhos e tenta relaxar um pouco a mudança de pais talvez n tenha ajudado.

Katy disse...

Obrigada pelo consolo meninas, mas este sentimento de estar a falhar não me sai do coração. Estou muito angustiada com isto, ainda por cima sempre tive tanto leite..

Vou comprar levedura de cerveja, li que ajuda a aumentar a produção. Ao menos antes de lhe dar leite em pó tentei tudo... :(

Liliana Pereira disse...

Katy o stress não ajuda, aliás só vai prejudicar a produção do teu leite.

Calma. Não te precepites já e como já disseram pode ser um pico de crescimento. Se for assim dá-lhe maminha as vezes que ele precisar. Seja de hora a hora ou de 3 em 3horas. O teu corpo vai acompanhar essa procura. Mas tens de ter calma.

A mim ajudou-me muitoa a levedura de cerveja. Comprei em cereal para juntar no leite, cevada, iogurte,... e em arkocapsulas. Mas fiquei com a impressão que a levedura em cereal me fez efeito imediato!

Comprei no continente, modelo na zona de produtos naturais!

Experimenta!

Katy disse...

ML, já tenho aqui arkocapsulas, e já tomei um dos 3 comprimidos diários. Espero que faça efeito o quanto antes.. mesmo que seja apenas um pico de crescimento, ao menos estou de consciência tranquila se tiver mais leite, não fico com macaquinhos na cabeça de que ele fica com fome. Além disso se ele depois voltar ao normal posso sempre deixar de tomar a levedura e pronto.

Beijinho a todas

Anônimo disse...

Olá outra vez, convém deixá-lo a estimular para produzires mais, mas como já referiram se achas que não está completamente saciado podes dar suplemento mas não deixes de dar de mamar!

Beijinho

Xana disse...

Existe umas carteirinhas na farmácia chamadas Promil que são para aumentar a produção de leite. Já ouvi mamãs a dizer que resultou outras a dizer que não fez nada. São feitas de produtos naturais e não fazem mal, podes experimentar. Outra coisa boa é chá de funcho. é optimo para o leitinho e bom para o bebe não ter cólicas.
Bebe o máximo de água que conseguires e tenta não andares stressada. Já vi acontecer a muitas mamãs e era exatamente o que disseram em cima, um pico de crescimento e pouco tempo depois voltou em força.
Importante é não deixar o bebe com fome, se achares que tem dá-lhe formula, mas só depois de ir à tua maminha. Nunca deixes de estimular.
Acho que são os conselhos que te posso dar.
Lembro-me de um post que fizeste sobre este assunto quando ainda estavas gravida. E lá disse-te... nem sempre as coisas são como nós gostávamos que fossem, mas isso não significa que sejamos más mães... há coisas que simplesmente não podemos controlar.
Mas no teu caso não acredito que o leite se vá... acho que é mesmo um pico de crescimento. Vais ver que via voltar em força. Não desanimes. ***

Katy disse...

Xana, obrigada pelos conselhos. O Promil não há cá em França, mas o chá de funcho acho que há. Não sabia que ajudava nas cólicas dele, é para beber em que quantidade, sabes?

Espero que seja mesmo só um pico de crescimento e que tudo normalize daqui a uns dias...

Beijinho

Pobre(o)Tanas disse...

Calma Katy! É pico de crescimento de certeza. A Eva fazia o mesmo e só queria estar à mama e parecia que mamava e era só chucha! Promil não há aí mas se houver o natalben usa tb! O chá de funcho nao usei mas sei que tb ajuda como já disseram. Dá-lhe peito seja agora seja daqui a 5min para produzir. É esgotante e ficamos sem saber o que fazer e com sensação de impotencia mas dá-lhe mama e calma!!! Beijoca

Xana disse...

Olha linda eu fui perguntar a amigas que tomaram e todas elas responderam duas a 3 chávenas por dia. Apesar de ser um chá, concordo com elas, o que é demasia também não faz bem. Elas disseram que nas farmácias existe já chá de funcho mesmo para mamãs. e que é essa a indicação que vem no pacote. Mais uma vez, umas disseram que não ajudou nada, outras disseram que ajudou. Nada como experimentar.
Para veres melhor googla um bocadinho. Se colocares chá de funcho na amamentação vai aparecer fóruns com bastante experiências e assim tiras as tuas ideias.
Há um muito bom http://www.sosamamentacao.org.pt/
Podes colocar duvidas e parece que tem sempre resposta.
Enfim... espero ter ajudado. Mas acho que o principal é te acalmares. Eu sei que é bastante difícil, também passei por isso... mas o teu Tomás vai notar que a mamã esta triste e fica triste também. Eles sentem-nos!
Beijocas e não desanimes***

Katy disse...

Pobre(o)Tanas, sim tenho dado sempre que ele quer, mas é frustrante ver que na maior parte das vezes ele começa a zangar-se com as mamas por não sair quase nada.. já não sei que pensar, se é de estar a ficar sem leite, se é de ele não dar tempo para a mama encher, se é o meu organismo que não está habituado a tanta mamada.. sei lá.

Xana obrigada por ires perguntar. Eu não sei se cá também há esses chás já preparados, mas vou comprar amanhã chá de funcho em sementes e fazer, ao menos tento tudo.

Só espero que seja um pico de crescimento, e se não for espero que a levedura de cerveja e o chá ajudem a voltar a ter leite com fartura... isto é engraçado, eu era uma autêntica "vaquinha leiteira", e agora secalhar estou a ficar sem ele.. enfim :(

Beijinhos a todas e mais uma vez obrigada!

Vanilla disse...

Neste momento é normal ele vazar a mama mais rapidamente, a sucção é tambem maior. A melhor forma de saberes se esta a perder leite ou não é tirares com a bomba, vazares as duas mamas e vês quanto tens. De qualquer forma podes tomar promil que é um suplemento alimentar que estimula a produção do leite, quando comecei a notar que estava a ficar com menos leite, comecei a tomar e a diferença foi substancial. Mas não deixes de continuar a oferecer mama, quanto mais estimulares melhor. Não fiques triste, fizeste tudo o que esteve ao teu alcance.