quinta-feira, 13 de junho de 2013

Da porcaria das vacinas


Cliquem nas imagens para verem maior

Notam diferença? Pois é, estou muito preocupada. Primeiro porque em França não dão a 1ª dose da Hepatite B á nascença, só aos 2 meses, mas o Tomás levou á nascença e portanto agora aos 2 meses, pelo plano nacional de cá, leva outra vez a 1ª dose. E depois fazem vacinação aos 2 meses, aos 4 e só depois aos 11. Ou seja, se eu estiver cá quando o Tomás fizer 6 meses, não lhes dão as que ele é suposto levar pelo plano nacional de vacinação português. 

A única coisa que me agrada no plano dos franceses é que a Prevenar é gratuita pois faz parte do plano. De resto é uma porcaria comparado com o nosso.

Hoje fomos ao médico com o Tomás para começarmos as visitas mensais e pedir as vacinas (cá temos de pedir um papel para ir á farmácia levantar as vacinas e depois irmos a uma consulta para o médico as administrar). O médico disse que nós é que escolhemos o plano que queremos fazer, mas quando eu estava a vestir o Tomás ele foi passar o papel das vacinas e esqueci-me de lhe perguntar se passou conforme o plano português, e sobre a da Hepatite B, porque ele tem de levar a 2ª dose e não a 1ª. Enfim, estou preocupada.

O Tomás pesa 4,110kg e mede 50,8cm, aumentou 550g e 1,3cm em 20 dias. Dá uma média de aumento de peso de 27,5g por dia, muito pouco comparado com as 40g e tal que costumava aumentar em Portugal. Estou também preocupada com isto, porque ultimamente não tem aguentado nem 2:30h entre mamadas. Tenho receio de estar a ficar com pouco leite para as necessidades dele.... 

Enfim, hoje estou preocupada, triste, e definitivamente não estou nos meus dias. 

3 comentários:

sm disse...

As doses de cada uma das vacinas são exactamente iguais. Logo não há problema nenhum!

Beijocas

Liliana Pereira disse...

Calma mamã... estuda bem o plano que gostavas de seguir para o teu bebé e informa-te!

Beijinhos grandes e tudo vai correr bem.

Xana disse...

Tens de te acalmar principalmente por causa do leitinho. Se a mamã estiver relaxada e a ter uma boa alimentação o leitinho volta cheio de força. :) **