domingo, 23 de março de 2014

Chegou o fim da amamentação

Pois é. Apesar dos médicos, livros, internet e todos dizerem que os bebés só desmamam sozinhos por volta dos 2 anos, tu fizeste-o agora. Com 10 meses e (quase) meio.
Já só mamavas á noite, mas mesmo assim eram 2 ou 3 vezes, o que me deixava tranquila. Mas de um momento para o outro paras-te de pedir. E quando eu achei estranho e te acordei uma vez para oferecer, tu puses-te a mama na boca, duas chuchadelas e fizes-te uma cara esquesita, tipo "blhac, isto já não presta". Desde aí, sempre que tento, tu não queres. Abres a boca mas assim que lá tens a mama, fechas a boca, mordiscas o mamilo e ris-te. Tipo brincadeira.

Portanto, mamas-te 10 meses e meio. Ou quase, não interessa. Gostava de te ter dado pelo menos até 1 ano. Mas se foste tu que não quiseste mais, estou de consciência tranquila em relação a isso.

Olhando para trás, não posso deixar de me sentir orgulhosa. Dei-te única e exclusivamente do meu leite até aos 6 meses. E até aos 10 mamas-te todos os dias, sempre. Dei-te o que de melhor tinha. O que é o mais natural, o mais rico e especial para te nutrir. E sinto-me orgulhosa. Tenho pena de ter acabado. Ás vezes sinto muitas saudades de te ter ali juntinho a mim, naquele nosso bocadinho, mas sei que fiz o possivel e estou contente que tenhas sido tu a acabar quando sentis-te que o tinhas de fazer. Quando não quiseste mais. Não porque eu te desmamei.

Assim chega ao fim um ciclo. O mais bonito, sem dúvida.

2 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

E apesar de sentirmos ali aquela pontinha de tristeza, acalma o nosso coração saber que foram mesmo eles que não quiseram mais!

Parabéns pelo tempo todo que amamentaste!

Beijoca

Katy disse...

Obrigada :)

É verdade, ajuda muito saber que foi da vontade dele, mas deixa saudade...