quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Outra vez de coração nas mãos

Fomos á consulta dos 9 meses. Para meu desgosto, apenas aumentas-te 60g e aumentas-te de estatura um pouquinho menos de 1cm. Estás com 6,960kg e 65cm. Muito pouco. Mesmo muito pouco, para quem come tão bem.

O pediatra fez cara feia. Muito feia. E perante o meu desespero, perante uma mãe assustada a dizer "mas ele come tão bem, tão bem doutor, só queria que visse, até na creche elas dizem que ele nem suja o babete, não percebo...", o pediatra franziu o sobrolho e disse que não era normal. Que temos de ver o que se passa.

Vamos ser encaminhados para uma colega dele. Ele diz que quer mesmo que seja ela a vê-lo. Vamos pedir "análises extensas". E que se for preciso "faz-se um pedido especial para o Tomás".

Pedido especial? O que quer isso dizer? De tão atordoada nem perguntei nada. Limitei-me a acenar que sim com a cabeça a tudo o que ele dizia. Juro que fiquei dormente. Não sentia o corpo. Não sentia a alma.

Ontem enviei-lhe um mail a fazer as perguntas que naquela hora o meu cérebro não deixou fazer. Não deixou que eu raciocinasse. Congelou. Ainda não obtive resposta. Mas ele esteve de banco ontem á noite, deve ser por isso.

Olho para o meu filho e tenho medo. Ele tem muita vitalidade. Até o médico disse que era estranho, porque ele é muito vivo. Brinca. Ri. Gatinha como se fosse um TGV. Põe-se de pé em tudo o que consegue. Põe-se de joelhos a brincar e aguenta-se sozinho como se tivesse feito aquilo a vida toda. Dá passinhos tão bonitos, tão coordenados, tão perfeitos, penso que vai andar cedo.

Mas depois olho-lhe mais de perto. As bochechas a ficarem menos cheias. As perninhas a ficarem mais magras. O meu menino a ficar diferente.

Tenho medo. Muito medo. Todos me dizem "não te preocupes, não é nada". Menos a minha irmã. Porque ela sim, entende o que eu estou a passar. Parece que todos já se esqueceram de como é a preocupação de ter um filho pequeno, que não se sabe expressar, não sabe dizer se lhe dói alguma coisa. Menos a minha irmã. "Não te preocupes" dizem eles.

Como não me preocupo? É o meu filho. O meu menino. E eu tenho medo.... muito medo.

2 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

Espero do fundo do coração que seja apenas uma fase e que as análises mostrem o menino saudável como ele é! Força minha linda! Vai estar tudo bem! Qualquer coisa que precises sabes onde me encontrar. Beijo grande!

Anônimo disse...

Não vai ser nada de especial. Se ele mostra vitalidade e vai comendo bem, deve ser algo passageiro.Nós mães, é que ficamos sempre preocupadas.