sábado, 28 de julho de 2012

A importância de saber vestir

Não, não vou falar de "ah que blusa mais retrô" ou "que estilo mais estúpido". Vou falar sim da importância de nos sabermos vestir para o nosso tipo de corpo. E tenham em atenção que não quero tornar este cantinho num blog de moda, loooonge disso, até porque odeio esse tipo de blogs, mas este particular assunto intrigou-me e pesquisei até encontrar e decidi partilhar convosco.

Infelizmente sou muito baixinha (digo infelizmente porque sou mesmo muuuuito baixinha), e não são todas as peças de roupa que me assentam bem. Há umas que me fazem parecer ainda mais baixa, outras que me fazem parecer uma ave depenada, outras que me fazem parecer tipo esqueleto ambulante e outras que me dão um ar de quem comeu até rebentar.

Ainda por cima sou "cheia", ou como a minha irmã de vez em quando diz, somos "bootylicious". Temos curvas, temos carne por onde agarrar (loool), mas não somos gordas. Quer dizer, eu agora tou com um bocadinho de banhinhas, mas dantes - na minha forma "original" - não sou gorda de todo.

Por causa disto tenho muita dificuldade em arranjar roupa que me assente bem, me faça sentir bem e favoreça o meu estilo de corpo. Portanto - e como a minha mãe me passou esta mania de querer saber tudo, pesquisar tudo e não descançar enquanto não sei e encontro - lá fui eu por esta net fora encontrar dicas de como me vestir para o meu tipo de corpo. Tive de juntar as dicas das duas coisas: roupa para o meu tipo de corpo e roupa para pessoas pequenas. Curiosamente, eram quase a mesma coisa.

Pesquisei muitos sites, blogs, videos e essas tretas todas e descobri primeiramente que o meu tipo de corpo é ampulheta. Embora tenha as ancas muito largas, como no tipo de corpo triângulo invertido, tenho a cintura muito acentuada, portanto ampulheta. Curvas e mais curvas, o mal é ter a barriguinha a atrapalhar.
Com dicas de todos os lados, aqui ficam umas dicas para quem é pequena como eu e tem curvas mas não encontra nada de jeito para vestir:

- Escolher casacos com botões pois deixam a cintura mais vincada, logo parece mais magra.
- Preferir calças sem pregas para não criar mais volume nas ancas e de preferência de cintura baixa.
   Escolher calças com cortes rectos ou afunilados. Evitar ao máximo calças que alargam em baixo.
   Evite também calças com bolsos muito largos ou vincados, pois dá ideia de mais volume.
- Usar cintos ou faixas na cintura, por baixo do busto ou nas ancas pois disfarça se tiver barriguinha.
- Escolher cintos/faixas da mesma côr que a parte de baixo que estiver a usar, pois dá a ideia de fluídez e ajuda a diminuir a cintura.
- Usar e abusar de decotes e colares, os melhores serão os de corte em "V", "U" ou gola barco.
- Evite ao máximo golas altas, pois ainda a faz parecer mais pequena.
- Preferir vestidos com decotes em "V" acentuado (decote grande).
- Tops desportivos também acentam muito bem.
- Evite blusas/tops/etc que acabem abaixo das ancas. Prefira antes os que acabam na anca, senão dá a ideia de estatura ainda mais baixa.
- Prefira calçado raso ou com pouco salto e calçado com "tiras" (strappy shoes) : 
Prefira calçado com tiras (strappy shoes, exemplo na imagem abaixo), calçado de plataforma ou booties.

Cliquem na imagem

- Quando comprar roupa com padrões, escolha as peças que tenham o padrão pequeno (se por exemplo for um padrão florido, escolha a peça que tiver as flores mais pequenas, ou peças com bolas pequenas, etc), pois ajudam a alongar e a dar sensação de altura.
- Evite saias ou vestidos que acabem abaixo do joelho, senão parecerá ainda mais pequena. 
- Evite saias com franzidos, arrepanhados e bolos.
- Prefira vestidos com faixas na zona da cintura ou adicione um cinto/faixa para ajudar a marcar a cintura.


Para mim também é importante saber as nossas cores. Podem descobri-las aqui, caracterizadas pelas estações.
Eu pertenço ao Inverno Escuro/Intenso, ou Dark/Deep Winter, e as cores que me ficam melhor são estas. Entre elas destaco as minhas favoritas que sempre usei e achei que me ficassem bem: pretos, azuis, cinzentos. Ah, e o vermelho, que o R. diz que adora quando me visto de vermelho porque lhe dá vontade de me dar uma trinca xD
Podem achar parvo, mas eu acredito mesmo nisto. Da últia vez que fui ás compras, nos saldos, tentei aplicar uma regra que meti a mim mesma: só exprimentas roupas que sejam das "tuas" cores. 

E comprovei. Senti-me muito melhor ao exprimentá-las, porque são cores que têm tudo a ver comigo. Fiz um pequeno teste: agarrei a mesma peça de roupa na côr fuschia e depois lilás clarinho. A côr fuschia é das minhas cores, o lilás clarinho não. Assim que pus a peça lilás no corpo, só me deu vontade de partir o espelho! Que horror que aquilo me ficava! E era das peças de roupa que eu mais gosto, blusas de alças.
Vesti a fuschia, e fez-se luz. Até o R. disse que adorava (embora não tenha trazido a blusa, tive de escolher e ela perdeu). 

Agora só me falta comprovar a teoria da roupa para o tipo de corpo. Acredito que assim consiga melhorar um bocadinho o meu guarda-roupa, que mete dó. Tem é de ser aos pouquinhos, mas devagar se vai ao longe! :)

5 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

Agora nem falo do meu peso, de como este corpo está pois não sou nada do que fui AHAHAHAHAH lembro-me precisamente do dia em que percebi que tinha mudado: vesti um vestido que me ficava horrivelmente mal quando antes qualquer saca de sarapilheira me ficava a matar. E pronto. Não me custou muito, foi diferente pois não estava habituada a vestimentas que me contrariassem AHAHAHAHAHAH 22kg depois cá ando eu na minha vidinha com as ideias bem estruturadas e nem sequer vislumbro vontade de dieta pós-parto. Nem nunca fui disso!

Beijocas e gostei da tua pesquisar :P Curiosamente adoro as cores que gostas, vermelho só uso em casacos e unhas nada mais - tenho um trauma com isso - de resto, preto, cinzento, castanho e no verão aposto em algumas coisas azuis e brancas :) :*

Katy disse...

És parecida comigo Probre(o)Tanas, vermelho só uso tambem em algumas peças, mas é só em blusas, de resto não gosto de mais nada vermelho. Nem malas, nem casacos, nem vestidos, nada! Mas brancos (especialmente agora no verão), azuis, castanhos, cinzas, pretos, adoro! Ficam-me mesmo bem!

Dantes também vestia qualquer coisa e ficava-me tudo giro, mas agora tenho de escolher bem senão fico ainda mais lontra xD

Sinceramente não te acho com peso a mais, pelas fotos da barriguinha até pareces ser muito magrinha!
O importante é ter a tua mentalidade, não andar a fazer dietas malucas e não nos importarmos demais com isso :)

Pobre(o)Tanas disse...

A questão é que sou larga de anca. As mulheres da minha familia podem pesar 55kg que serão sempre bem constituidas e pouco se nota o peso... Uma coisa ninguém nos tira, as formas femininas :P Sinceramente não me sinto gorda, estou gorda, mas não me sinto. Não sei se é bom se mau mas neste momento pouco me importa :)

Katy disse...

Também sou muito larga de anca, eu e a minha familia toda. Mas como somos todas muito pequeninas, ainda ficamos com as ancas mais largas e parecemos o dobro do que somos xD

Ao menos temos curvas, por onde agarrar, né? :)

Pobre(o)Tanas disse...

Curvas e o facto de se ter presença! Continuo a dizer que não mereces ouvir o que ouves...