domingo, 12 de maio de 2013

Os desafios da amamentação

Um assunto sobre o qual já tinha aqui falado imensas vezes: a minha enorme vontade de amamentar. E foi graças a essa enorme vontade e a estar informada sobre os desafios que poderiam aparecer que hoje amamento.
Nos primeiros 2 dias, o Tomás mamava a muito custo, muito preguiçoso. Uma ótima pega, mas muita preguiça! Tinha de ser constantemente estimulado, senão deixava-se dormir e pronto.

Depois desses 2 dias, começam a gretar os mamilos, mesmo eu tendo o ritual de pôr umas gotas de leite no fim de cada mamada e deixar o máximo de tempo ao ar livre. Mas continuaram a gretar, até estarem de tal modo em ferida que eu chorava cada vez que ele mamava. Umas dores lacinantes, horriveis!

Entre o 3º e o 4º dia, desceu o leite. E as mamas ficaram duras pareciam pedra, gotejavam leite por todo o lado, apareceram caroços em ambas e doíam-me como tudo. O Tomás, apesar de mamar muito melhor nessa altura, não esvaziava as mamas, por isso continuavam duras e dolorosas. Depois de muitas massagens no banho, de muita manteiga de cacau espalhada, de muito Gretalvite nos mamilos (o Purelan só fazia o Tomás bolsar amarelo, a mim não fazia nada, acho que é muito bom mas para prevenir, não para tratar), a coisa lá melhorou.

Hoje já estamos muito melhores. Já não tenho gretas, mas mantenho o uso do gretalvite durante mais uns dias até ter a certeza que os mamilos estão completamente sarados. As mamas, apesar de gotejarem tanto e me molharem toda (ás vezes é o R. que repara, já eu tou toda molhada), já ficam vazias depois de cada mamada, estão livres de caroços e não ficam tão duras.
Agora é só mesmo as dores que ás vezes sinto quando as mamas estão a encher, de resto não há dor alguma.

Neste aspeto, estou muito orgulhosa de mim. Mesmo depois de chorar baba e ranho, de morder os lábios cada vez que ele pegava na mama, de pensar mil e uma vezes em tirar para um biberão, nunca cedi á tentação. O Tomás sempre mamou ao peito, e continuará a mamar desde que tenha leite. Porque aqui o bochechinhas está a engordar uma média de 30g por dia, já recuperou o peso de nascimento e está cada vez mais esperto, maior, mais amoroso, mais "chechinhas". O meu "chechinhas".

E o bom que é amamentar? O bom que é tê-lo juntinho a mim, a olhar-me ou com os olhinhos fechados no seu aconchego, seguro, quentinho, aconchegado, sereno, a saciar a fominha? O bom que é no fim de cada mamada ver a carinha linda, fofinha, amorosa, deliciosa que ele faz ao encostar as bochechas á maminha e deixar-se cair no sono (custa-me tanto pô-lo a arrotar por ter de o acordar!)?
Não há nada melhor. Nada. Bem dizem: "perfeito, perfeito, é mamar ao peito"! :)

6 comentários:

Vanilla disse...

Ai que bom que está tudo a correr bem! :D Assim que o mamilo ficar calejado deixa de doer :) É engraçado que o purelan era o meu milagreiro e era o unico que não precisava limpar o mamilo antes de amamentar, apesar de no inicio passava um algodão embebido em água só para tirar aquela gordura. O qu eé preciso é saber nos adaptarmos á nossa situação e dar a volta por cima. Clap! Clap! Para a mamy Katy :D Eu tinha tantoooo leite que tinha mesmo de usar a bomba, porque a mama ficava tão dura que ela nem conseguia pegar. Se voltar a acontecer podes sempre tirar com a bomba e congelar e não cais na tentação do biberão ;) E uma fotinha do borracho? Uma orelha...um olhinho... :D

a mãe disse...

Sem duvia nenhuma! :)

Um segredo ..: It gets even better! ;)

Pobre(o)Tanas disse...

As dores são muitas mas sabe tão bem! Tenho-me sentido triste por ela ter de passar para o biberão por causa do papá em casa mas pronto quando chego a casa vingo-me e dou-lhe maminha :D Depois o pai no dia seguinte anda às aranhas com ela para pegar outra vez no biberão...

Quanto ao arrotar o livro que tenho cá em casa de um pediatra portugues diz que não vale a pena insistir se eles não o fizerem (se mamarem ao peito, claro), basta elevar a cabeceira da caminha ou alcofa e se eles ficarem agitados aí sim po-los a arrotar. Não ponho a Eva a arrotar, sou sincera. Aliás até me esquecia e se ela adormecesse então aí é que bem que podia estar ali até à mamada seguinte que a fulana dava era peidinhos AHAHAHAHAH

Beijocas e aproveita MUITO pois como vês é num instante enquanto crescem!!!!

Katy disse...

Oh meninas, é mesmo bom <3 estou mesmo contente por conseguir amamentar!
Vanilla, eu pensei em comprar uma bomba, mas como depois as mamas deixaram de ficar encaroçadas e muito duras já não foi preciso, mas se voltarem a esse estado compro de certeza, é horrivel ter aquelas dores!

Pobre(o)Tanas, o que importa é que te vingas depois :P
Ele arrota muito bem, mas há vezes em que só soluça e depois quando o deito bolsa tudo ao fim de um bocado, e depois de bolsar é que vem o arroto LOL, por isso é que insisto para ele arrotar, tenho medo de me deixar dormir, ele bolsar e se engasgar e eu não ouvir.

Beijinhos meninas, daqui nada há uma fotinha! :)

Alexandra disse...

Olá! São apenas cometários, não precisas de segui-los :)
Uma enfermeira disse a uma amiga que quando acabasse de mamar e estivesse a dormir, bastava pô-lo de pé (tipo encostado ao teu peito) 10 a 15 minutos e já não era preciso arrotar. Outra enfermeira, uma vez disse-me que se mamasse sempre seguido, sem parar logo não ingeria ar e não era preciso arrotar mas na altura a minha filha já tinha 4 meses. Poe uma lista telefónica debaixo do colchão (lado da cabeça) assim dormes mais descansado, pois se acontecer algo, não se engasga!
Bjinhos

Katy disse...

Alexandra, tenho sempre a cabeceira dele levantada, mas mesmo assim de noite and sempre a chatear o R. para o espreitar.. preocupação de mãe!

Beijinhos!