quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sou a pior mãe do mundo

O Tomás agora anda sempre a engasgar-se. Tosse muito, eu ponho-o logo de pé e dou-lhe palmadinhas nas costas e a coisa passa.
Á bocado na hora da mama engasgou-se com o leite, tossiu mas voltou a engasgar-se, eu pu-lo de pé, soprei-lhe para a cara e dei-lhe palmadas nas costas mas ele não respirava. Dei-lhe abanões, mas ele começou a ficar com os lábios todos negros.Gritei ao R., ele tirou-mo dos braços e conseguiu pô-lo a respirar.
Deu-me um ataque de choro, passei a mamada toda a chorar, ele depois bolsou e ainda chorei mais.
Se o R. não estivesse conosco, provavelmente aqui a estúpida não tinha conseguido que ele respirasse. E sabe-se lá o que podia ter acontecido.

É com estas coisas que se confirma o que eu já sabia: não sirvo para mãe. Sou uma merda mesmo. O R. tem um jeito nato para a coisa. Eu nem consigo ter o meu filho seguro, nem consigo que ele respire quando fica aflito. Já tenho medo de ficar sozinha com ele...

E o pior de tudo é que tenho pena dele por ter-me a mim como mãe..

18 comentários:

Orquídea disse...

não voltes a repetir uma coisa dessas...senão vou aí e dou-te um abanão a ti! não tem nada a ver com ser boa ou má mãe Katy, tem a ver com o ser o inicio de algo novo para ti! Vais ver que vais começar a habituar-te às coisas...força rapariga, não te quero ver a desanimar, 'tá? :) um beijinho grande para ti!

Xana disse...

Mas então que raio de papos são estes???
O que te aconteceu, aconteceu ou podia ter acontecido a todas nós. E se não aconteceu isso outras parecidas aconteceram. Faz parte... quantas vezes durante a gravidez ouvimos outras mães a falar destes sustos?
Agora não digas que és má mãe por isso... não penses assim porque é mentira e só te estas a prejudicar a ti.
Vamos lá levantar esse animo...olha para o teu filho que vais ver carinha dele bem "escrito" que para ele és a melhor mãe do mundo!

***

Madalena disse...

Olá. Vou visitando o teu cantinho à algum tempo e nunca comentei, mas hoje é o dia. Ainda não sou mãe e acredito que isso faça muita diferença, mas penso que o que te aconteceu hoje acontece a todas as mães mais tarde ou mais cedo. O mais importante no meio disso tudo é saber como reagir e por isso aqui vai o meu conselho: quando isso acontece e ele estar quase em pé não resolve a opção que tens é colocá-lo ao contrário (de cabeça para baixo e pés para cima) e dar-lhe uma palmada nas costas com a mão em concha. Sei que faz um pouco de impressão fazer isso a um bebé mas é o procedimento de primeiros socorros que é pratica comum nesses casos (da mesma maneira que para um adulto se deve fazer a manobra de heimlich - basta colocares no google).
Se te der mais confiança treina com um boneco ou assim, para ganhares destreza. Não quer dizer que seja preciso mais uma vez, mas saber o que fazer vai dar-te confiança e acalmar-te num momento futuro que surja.
E parabéns pelo teu pequenino (que ainda não tinha dito).

Níxia disse...

Mau mau Maria!!!!
Mas que raio de conversa é essa?!

Essas situações acontecem porque o Tomás está a aprender a mamar, a comer... e com ele tu estás a aprender a lidar com os percalços da vida de um bebé!

As minhas sobrinhas foram prematuras, e de tantas vezes que elas se engasgavam, ainda na neonatal, ensinaram a melhor forma de lidar com elas durante esses sustos... e a única forma com que elas se desengasgavam era virá-las de barriga para baixo e dar-lhes palmadas nas costas...

Tem calma minha linda! Não penses que isto faz de ti má mãe! Isso são as hormonas ainda a falar!

Tu és capaz! ;)

Roxy Girl disse...

Mau! Mas que parvoíce vem a ser esta?

E ainda te digo pior que a Orquídea, vou aí e dou-te um par de estalos para acordares e veres a maravilhosa Mãe que o teu Tomás tem!
A Mãe que passou uma gravidez cheia de dores e stresses mas que nunca quebrou e que deu á luz um bébé lindo!
Em relação ao R. não tem nada a ver com jeito nato para a coisa (não lhe tirando mérito) mas ele não estava lá quando o Tomás se engasgou, logo estava mais calmo quando resolveu a situação, já tu que estavas de mamas ao léu é normal que te tenhas assustado e não tenhas conseguido por o teu menino a chorar. Sim chora á vontade por te teres assustado, mas não quero que penses assim nunca mais!
Fala com a enfermeira/médico para te poderem explicar da melhor maneira o que deves de fazer quando a situação se repetir, mas nada de te deitares abaixo.

Entretanto se puderes vai ao teu mail das vendas para te contar uma coisa!

Beijinhos grandes

Katy disse...

Obrigada a todas pelo apoio (e obrigada Madalena por comentares e explicares o que fazer num caso destes!). Agora mais calma vejo que são mesmo as hormonas a falar, mas naquele momento quase parei também de respirar, e depois dele estar bem só conseguia pensar "que raio de mãe não consegue ajudar o filho". Senti-me mesmo mal, nunca me tinha sentido tão aflita na minha vida... Espero que estas hormonas baixem a crista o mais rápido possivel, senão qualquer dia ando a bater com a cabeça nas paredes! :)

Mais uma vez obrigada, depois dos vossos comentários e do miminho do R., já estou mais calma. Espero que isto não se repita..

Beijinho a todas queridas!

Mamã Apuros disse...

Ai linda não digas isso, podia acontecer a qualquer uma e com o panico nem sempre conseguimos reagir da melhor maneira. O que interessa é que esta tudo bem.
E já sabes o que fazer da proxima vez (que esperemos que não aconteca) Quando o meu Tomás se engasga também fico logo aflita :s Felizmente nunca se engasgou de maneira muito grave, nem quero imaginar o susto.
A pediatra dele ensinou-me um truque. Sentaste com as pernas cruzadas, encostas a barriga dele à perna que esta por cima e poes a cabeça dele para baixo enquanto bates nas costas.

bjinhos e tudo a correr bem*

ádescávir disse...

Katy, és mãe, quê há uma semana? Duas?

Tens que ter calma rapariga! Não podes querer saber tudo já! O tempo ensina muito. Se tivesses estado sozinha tinhas conseguido ajudá-lo porque não tinhas outra opção. Mas tens que ter calma =)

Beijinho grande!

Katy disse...

Mamã Apuros, obrigada por mais uma dica. Já tenho duas maneira de tentar que ele fique melhor se acontecer outra vez. Esperemos mesmooo que não!

ádescávir, as hormonas são as culpadas. Ando uma stressada e uma mariquinhas, choro por tudo e por nada. Depois ele mete-me estes sustos.. xD

Beijinhos!

Anônimo disse...

Olá Katty, não és má mãe coisissima nenhuma. São situações que acontecem. Eu sou mãe, o meu menino tem agora quase dois anos e meio , e há muitas situações que eu ainda paraliso. Mas com o tempo aprendemos a lidar com elas . Ser mãe é uma constante aprendizagem , cada dia uma coisa nova.
Nunca voltes a por em causa o teu papel de mãe que tenho a certeza estás a fazer o teu melhor.
Mas pronto como as hormonas ainda não estão compostas nos damos-te um desconto :P
Um beijinho para ti e para o teu principe
e olha és uma optima mae :)

SARA

Pobre(o)Tanas disse...

Oh Katy então mas que raio de conversa??? És doida? Então eu tb seria péssima mãe! Uma vez pensava que ela estava a dormir e fui dar com ela roxa e lagrimas nos olhos sem eu saber porque. Fiquei para morrer!!! E não me acho má mãe por isso! Andei uns dias q até para a wc a levava mas depois passou. Isso k te aconteceu tb já me aconteceu e foi o k te disseram cabeça para baixo! Quando ele for maiorzinho vais ver q já não se engasgará tanto. A Eva teve alturas q se engasgava 5 vezes ou mais em cada mama! Ah e se o R não estivesse aí tu saberias o k fazer sim! O teu instinto não deixaria q algo acontecesse! Confia em ti! Beijo enorme!

Katy disse...

Mais uma vez obrigada a vocês todas, são umas queridas!
Hoje o Tomás voltou a engasgar-se a sério, mas de cabeça fria e com calma dei-lhe palmadinhas nas costas, soprei-lhe para a cara e quando vi que não estava a resultar chamei o R. mas enquanto ele não chegava ao pé de mim meti-o de cabeça para baixo e dei-lhe uma palmada nas costas, quando o R. chegou e o pegou ao colo ele já estava a respirar.
Se não fossem vocês e o vosso apoio teria "congelado" outra vez! Obrigada pelo apoio e pela ajuda, hoje consegui ver que se tiver calma e com as indicações que aqui vocês me deram, consigo fazer com que ele fique bem :)

Beijinhos a todas!

Pobre(o)Tanas disse...

Ah outra coisa! NADA de soprares para a cara! Se te engasgares e estiver uma ventoinha na tua direcção o que fazes? Desvias a cara porque mal consegues respirar quanto mais com uma ventoinha a mandar vento, certo? Então o teu filho sente o mesmo! Isso de soprar para a cara é algo do passado que foi algum maluco que inventou! A mim tb me diziam "aiii sopra-lhe para a cara!!!" nunca o fiz e ela desengasgou muito bem! Não o faças! Beijocas

Katy disse...

Pobre(o)Tanas, olha dessa não sabia! Sempre pensei que fosse algo fundamentado, e era o que fazia sempre que ele se engasgava.
Assim já sei, não volto a fazer :)

Beijinho!

Vanilla disse...

Óhh mamã não há melhor mãe para os nossos filhos que nós! O teu Tomás nasceu há dias, ele vai aprender a ser filho e tu a ser mãe...todos os dias e para sempre. Eu tambem me sentia uma merda nos primeiros dias, dizem que são as estupidas das hormonas e os babyblues. Jamais penses que és má mãe, apenas a tua reação foi normal numa situação de panico. Posso te dizer que tive cenas dessas até perder noção da quantidade de vezes, isso é refluxo é normal e vai acontecer mais vezes. Eu ficava em panico e tinha a mesma reação que tu, só gritava. Por isso se alguma vez voltar a acontecer lembra-te que tens de obrigar o Tomás a chorar para abrir novamente as vias respiratórias, no hospital ensinaram-me a po-la na vertical e apertar o dedão do pé com força, as crises pequenas resultava, mas ela tinha crises enormes que nem apertando o dedo ia lá. É dificil, mas tens de lhe provocar alguma dor para o obrigar a chorar. Se pesquisares na net ensinam a ajudar o bebé a desengargar-se apenas segurando nele, convem fazeres em cima de algo, da cama do muda fraldas, eu tinha medo de a deixar cair com a aflição, mas basicamente tens de o deitar de barriga para baixo em cima do teu antebraço, com a mão no torax e os teus dedos a segurar-lhe na cabeça. O teu braço tem de estar ligeiramente inclindado de forma a que a cabeça fiquei mais baixa que o corpo e depois dás uma palmadinhas nas costas com a outra mão e a outra faz uma ligeira pressão no torax. Tudo sem muita força! Só assim conseguiamos que ela voltasse a respirar, foi um sufoco no 1 mês depois melhorou bastante. A Bia tinha até a dormir, ela fazia um barulho ao mexer-se que nem sei como eu a ouvia, assim que acendia a luz já ela estava quase roxa. Quando a passei para o quarto teve duas dessas crises, uma delas até fui contra a parede porque abalei a fugir sem acender as luzes e falhei a porta. O pai não ouvia nada, só me ouvia gritar por ele enquanto tentava desengasga-la e era quase sempre ele que conseguia, eu levava mais tempo.

Orquídea disse...

passei por cá para saber como estavas...pelos comentários já vi que estás melhorzita :) ainda bem :) muita força!!!

Katy disse...

Vanilla, que aflição! :( Espero que o meu Tomás não tenha assim crises dessas enquanto dorme, que nós somos uma pedra quando ferramos :(
Eu também tenho medo de o deixar cair, mas com a aflição tive de tentar e até consegui.

Orquídea, já estou mais calminha.. :)

Beijinhos!

Alexandra disse...

Olá! Só agora vi este teu post e fiquei muito triste! :( Tens a coisa mais preciosa do mundo e dizes que não serves pra ele?? Já viste o que passas pro teu bebé?? Tens de pensar que o teu filho só sobrevive contigo, tu és o pilar dele!! Não desanimes! Pergunta á pediatra o que deves fazer quando ele se engasga. Bjinhos