quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Por falar de saúde

À pouco falava com a Kris sobre a saúde neste país.. pela minha experiência, é uma vergonha!!! Para começar, em pequena caí das costas de um primo e fiquei com dores horriveis na coluna, havia dias em que não tinha posição para estar e sofria imenso. Fui ao meu médico de familia, a resposta sempre a mesma "é da idade, isso passa". Pois não passou, e muitos anos mais tarde fui fazer um raio-x aos pulmões (se não estou em erro) e a enfermeira que viu o raio-x é que disse que eu tinha a coluna torta. Lá me mandaram fazer um raio-x à coluna, e tenho escoliose já muito acentuada e uma má formação numas vértebras. Se o médico tivesse feito o seu trabalho, podia estar muito melhor do que estou hoje! Já para não falar nas enxaquecas.. desde os meus 5/6 anos que tenho muitas dores de cabeça, chegava a pedir à minha mãe para ir embora da escola porque não aguentava, com o tempo foi piorando e sempre a mesma conversa: "é da idade, isso passa". Não passou, só piorou e foi preciso ir a um psicólogo por outras razões para me mandarem fazer tratamento às enxaquecas fortissimas que tenho. Ah, e agora lembrei-me duma muito boa.. à uns anos atrás comecei a perder a força no corpo e simplesmente caía para o lado, ficava dormente e não conseguia falar. Dos testes que me fizeram e antes de chegarem ao que era, disseram que tinha arritmia cardíaca, depois tinha bradicardia (completamente o contrário de arritmia, e este "diagnóstico" foi também dado por uma médica que me fez um electrocardiograma e que disse que tenho coração de atleta lol), depois já não tinha nada, e finalmente lá se lembraram de me mandar fazer uma prova de esforço em que descobriram que a minha tensão quando chega a 12/6 cai a pique sem razão aparente e era por isso que eu apagava completamente. Também á uns tempos atrás, de vez em quando tinha de correr para as urgências com dores inexplicáveis e nunca resolveram ver realmente de onde vinham as dores, davam-me soro e mandavam-me para casa. Por isso, da minha parte, os médicos foram uns incompetentes do pior!

Mas não é só comigo que tenho más experiências.. também já as vi na minha irmã. Com mais ou menos a minha idade (acho eu), ela andava também sempre adoentada (sim,é de familia ou o raio!). A primeira vez que um erro no serviço de saúde foi cometido com ela foi quando ela tinha a minha idade. Foi ao médico, receitaram-lhe uns medicamentos mas quando os foi comprar à farmácia, a farmacêutica que era nova naquilo enganou-se na dose...a minha irmã ficou tão mal que correu risco de vida. Ainda me lembro da farmacêutica ir lá a casa ver como ela estava e  pedir para não fazerem queixa dela.. se fosse comigo tinha tado lixadinha que eu não me calava! (sim, erros todos cometemos, mas quem está nos serviços de saúde devia ter mais atenção e consideração pela vida das pessoas). Uns anos mais tarde, ficou muito constipada e com muita dor de costas na zona dos pulmões. Idas e mais idas às urgências, sempre o mesmo "é apenas uma gripe, vá para casa", e quando damos por isso ela tem de ficar internada devido a uma pneumonia nada bonita. Olha que bela gripe, an?! E 2ª vez que a vida dela foi posta em risco.
Mais recentemente aconteceu outra situação. Ela ficou adoentada, uma constipação (acho eu), foi ao médico e ele receitou-lhe uns comprimidos.. mas disse-lhe para tomar o dobro da dosagem recomendada. Quando ela se começou a sentir mal na casa da nossa avó, desconfiou e foi ler o folheto.. estava a tomar o dobro da dose recomendada, parou logo de os tomar e melhorou.
E agora lembrei-me de outra da minha parte.. à 2 anos apanhei uma grande infecção urinária, tomei antibiótico e aparentemente passou. A partir daí foi o martírio, de vez em quando lá ficava de novo com infecção e cada vez pior, ao ponto de 1h depois de me começar a doer já deitar sangue na urina. Tanta vez que fui ao médico, tanta vez que me disseram o mesmo... mas valeu-me um médico que custuma ter uns tratamentos muito malucos (ironia do destino, foi o médico que sobre-doseou a minha irmã). Expliquei-lhe que isto se repetia à muito tempo, deu-me um "plano" de tratamento um pouco esquesito, mas o certo é que desde Janeiro que não tenho uma única infecção, e eu custumava ter uma ou duas todos os meses!

Post longo, e seca, eu sei.. mas é só para verem que o estado da saúde em Portugal não é novidade, sempre foi uma porcaria e sempre será. Talvez se os médicos fizessem o trabalho deles e tomassem atenção aos doentes, muitas pessoas (como eu) não estavam na condição de saúde lamentável em que estão.

(heheh e agora lembrei-me da última vez que fui parar às urgências com dores horriveis, era de madrugada, a enfermeira virou-se para mim e disse "sabes, isto não são horas de vires para as urgências, nem podes vir sempre para cá quando te dói algo". Passei-me logo, apenas lhe disse (e muito educadamente, que eu não respondo mal lol) "ai não? então para que é que as urgências servem? se tenho dores horriveis, vou ficar em casa?". Calou-se e não foi mais ao pé de mim loool é para verem a simpatia que até as enfermeiras têm)

Nem todos os médicos/enfermeiros/farmacêuticos são assim, mas a grande maioria é, infelizmente!

Nenhum comentário: