quarta-feira, 27 de julho de 2011

Inteligência

Este é um tema que aponta logo para a minha mãe. Porquê? Porque ela é a pessoa mais inteligente que conheço. Claro que também conheço outras pessoas inteligentes, não só com inteligência de saber de tudo um pouco mas também de inteligência pela maneira de viverem a vida, mas no final a minha mãe supera todos.
Quando estou doente, acreditem ou não, quero sempre ouvir primeiro a opinião da minha mãe antes de ir ao médico. Podem chamar-me maluca, mas se vissem a quantidade de livros, dossiers e pesquisas que ela lê e faz, ficariam surpresos! Com a minha mãe pode falar-se de tudo um pouco, porque ela tem sempre respostas e o conhecimento necessário. Mas embora ela saiba de muita coisa, o que se destaca é a saúde. Está sempre a pesquisar, a ler e a aprender mais e mais! Aliás, nunca vi uma pessoa com tanta vontade e gosto de aprender como ela!! É impressionante vê-la a explicar o que, por exemplo, uma dor no estômago pode ser, o porquê e os sintomas. E quem fala com ela, incluindo familia, sente-se completamente burro ao pé do conhecimento e inteligência que ela possui. Acho que ela começou a querer saber mais e aprender mais sobre saúde quando eu era mais novinha e andava sempre doente. Ainda hoje a minha saúde deixa muito a desejar, mas dantes era pior. Era corridas intermináveis para o hospital, dores horriveis, dias em que não me levantava sequer da cama e ela, coitada, tinha de me aturar e fazer os possiveis para me ajudar. Acho que foi nesse momento em que ela começou a pesquisar sobre tudo um pouco de saúde, para me ajudar e saber o que causava o quê, quais os sintomas, e o que ajudava a melhorar.
Mas não é só sobre isto que ela fala e tem conhecimentos. Qualquer dúvida que alguém tenha, ela sabe responder. E se não souber, não descansa enquanto não descobrir e aprender. Seja culinária, natureza, animais, saúde ou o que for, ela sabe ou tenta saber.
Gostava muito que ela conseguisse ir para a escola novamente. Ela tem tanto conhecimento, tanta vontade e tanto gosto de aprender que de certeza ía acabar a escola com uma perna às costas! E quem sabe, ter oportunidades de entrar na universidade. Ela, por exemplo, daria uma excelente médica. Mas o dinheiro é pouco e o tempo também.. já para não falar no cansaço.. mas que gostava de a ver na escola, gostava!

Este é apenas um pequeno tributo à minha mãe, uma verdadeira força da natureza e uma pessoa com uma capacidade e vontade de aprender impressionantes! Sem dúvida, a pessoa mais inteligente que conheço!

Nenhum comentário: