quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fazer contas e "mesadas"

Com esta história do minimalismo, e segundo este cantinho aqui (que ando a devorar), devemos ter as contas organizadas para podermos andar descansados sabendo o que temos e não temos, e por isso reduzir o stress.

Ora pois claro que é verdade, já sabia. Mas nunca o fiz. Fazia contas de cabeça, pensava que sabia mais ou menos quanto eram as nossas despesas mensais e ficava-me por aí. Nem queria saber dos gastos extras. Mas, ontem lá fiz uma tabela com as nossas despesas todas (prestações todas relacionadas com a casa, como luz, internet, etc, também telemóveis, etc), e também os extras. Fiquei agradávelmente surpreendida!

Nas minhas contas de cabeça, as despesas todas fixas relacionadas com a nossa casita, incluindo a prestação do empréstimo, ficava perto dos 500€. Até ficava passada sempre que fazia as contas mentais, e tentava não pensar nisso pa não ficar com azia. Mas ontem, depois de contabilizar TODAS as prestações fixas (até a prestação mensal que nos tiram para a conta poupança), o valor é muito mais baixo que os tais 500€! UFA!! Fiquei logo bem disposta!! A única coisa que estraga um bocadinho é a conta da luz, mas isso é de 2 em 2 meses e nunca sei quanto é, por isso não contabilizei (nem o gás, que aqui não pagamos e nunca temos a certeza de quanto gastamos lá, nem a água que é uma pechincha lá em Portugal e depende dos meses tal como o fás, e cá também não pagamos). Por falar nisso, tenho de ligar para a EDP para mudar isso das prestações, prefiro pagar um certo montante a cada 2 meses e ter um acerto ao fim do ano. Keep that in mind, Cátia.

Também andamos a gastar menos por semana nas compras do que eu pensava. YEY para nós!

Já agora, descobri ontem também que a minha falta de jeito e raciocínio em matemática mantém-se ao longo dos anos :)


Mas outra coisa que gostei de ler neste blog de minimalismo foi o sistema que ela implementou para ter dinheiro para se "mimar", para as coisas que ela quer. Segundo ela, todos os meses põe de parte 100€ como "mesada" para gastar no que quer, e só gasta mesmo desse dinheiro coisas que são exclusivamente mimos para ela.

Ora eu, sinceramente e sem julgar ninguém, pois é só o meu ponto de vista sobre a minha vida, não quero nem consigo gastar esse montante por mês comigo. Portanto resolvi adaptar este sistema a nós: todos os meses, pomos de parte 30€ para nós. 15€ para mim, 15€ para ele.
E este montante tem duas razões:

 Primeiro, não precisamos de muito dinheiro mensalmente para nós porque raramente gastamos conosco (eu então, á 4 meses que não compro nada para mim, e o R. gasta muito quando compa para ele mas tenho sorte que é de 4, 5 ou 6 meses entre compras);

 Segundo, estes 15€ para cada um mensalmente dão bem para acumular, para mais tarde se quisermos algo mais dispendioso já temos dinheiro junto. Isto trás também uma grande vantagem que é esperar. Se, por exemplo, daqui a um mês eu quiser qualquer coisa que custe 40€ mas não tiver dinheiro suficiente junto desses 15€ mensais, estamos os dois proíbidos de ir buscar o restante dinheiro que falta (salvo, claro, se for uma oportunidade boa, como saldos em qualquer coisa que nós já queriamos muito e sabemos que poupamos mais do que se esperarmos para acumular). Isto faz com que tenhamos que esperar, e não tenhamos aquele "impulso" consumista que acontece algumas vezes a qualquer um de nós, em que nem pensamos bem no que estamos a comprar, compramos e pronto. Assim temos tempo para pensar se realmente queremos aquilo ou não, sem caírmos de cabeça por causa do consumismo.


Acho muito bom! :)

2 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

Acredito que se possa poupar muito fazendo contas mas essa da EDP pagando um fixo de dois em dois meses e no fim o acerto epah queres um conselho? Não te metas nisso! Também fazia o mesmo e quando chegou o acerto foram quase 500 euros mesmo na altura do Natal! Agora pago todos os meses o que consumo pois dou a contagem! Se é 60 é 60 e pronto fica pago! Quanto ao resto também pomos uma quantia de parte todos os meses e fico feliz por conseguirmos pois tb não somos de comprar coisas para nós a menos que seja necessário - apesar de eu adorar sapatos e camisolas *.* mas normalmente compro nos chineses. No ano passado juntámos dinheiro que deu para comprar o nosso jipe velhinho (1998) a pronto pois precisávamos de um carro de 5 lugares que desse aqui para os nossos trabalhos, ir buscar lenha, andar com os cães, etc. E pronto pago tudo a pronto e se tiver dinheiro compro se não tiver não compro. Não há cartões de crédito nem coisa que nos valha nem contas ordenado. As contas de casa são prioridade, comida e gás. Ah usamos o gás só para cozinhar porque temos um cilindro que aquece a água. Gastamos mais luz mas uma bilha de gás normal dá-nos para uns 6 meses mesmo a cozinhar todos os dias (não me perguntes como porque não tenho explicação para tal fenómeno nem os técnicos de gás sabem). E pronto gerimos assim as coisas. Claro que com a bebé tudooooooo será diferente!**

Katy disse...

O que me lixa nisso da EDP é não estar lá para ver e enviar a contagem todos os meses, senão acredito que era uma mais valia. Como não consigo enviar a contagem, mandam-me por "estimativa", ou seja, metem lá o que querem e pronto :(

Exacto, eu se não tiver dinheiro também não compro. A única dívida que temos é em nome do R. por causa da casa, porque não tinhamos 95€ mil para dar logo xD
É proíbido cá em casa cartões de crédito, só multibanco e mesmo assim nunca o uso. Se usasse cartão de crédito, acredito que assim é que me desgraçava LOL.

Tenho de arranjar uma bilha como a tua hehe, aí em Portugal por mês são mais ou menos 2, agora vai ser menos por causa da Bimby, não uso muito o fogão já.

Se vocês conseguem ser assim organizados, também o serão quando a Eva chegar :)