sexta-feira, 29 de junho de 2012

Querido(a) sobrinho(a)

Tenho a certeza que serás um pilinhas. Mas se fores uma menina, serás bem vinda na mesma. Antes que comeces a fazer das tuas, tenho umas dicas para te dar sobre a familia mais chegada:

- A tua mamã gosta pouco de mexidas. Pensa bem antes de ir mexer nos armários, porque vais ouvi-las de certeza;

- A tua mamã estudou coisas de crianças. Psicologia, comportamento, etc. Por isso, ainda antes de tu as fazeres, já ela sabe no que deves estar a pensar. Acho que vão ser poucas as oportunidades para, por exemplo, dares um trambolhão. A não ser claro, que a tua mamã esteja ocupada a limpar confusão tua.

- Ela também é muito carinhosa. Se fores aqui como a tia, que gosta de mimo mas não gosta de parecer "mole", vais ter a vida dificultada. Quando a tia era pequenina, leváva com cada ataque de beijos que ficava a ver estrelas. Contigo ainda será pior. Estás feito(a) :P

- Calhou-te uma mamã muito doida :) pula, dança, faz caretas e inventa as coisas mais malucas para ver sorrir qualquer criança. Nunca terás um momento de tédio, porque a tua mãe vai encarregar-se de te pôr a rir, mesmo se estiveres de burrinho :)

- A mamã é como a tia, adora dormir. Portanto vê lá se a deixas dormir, que depois ela tem muito para fazer e ajuda dormires mais que 3 horas seguidas. É que a mamã fica rabugenta quando a acordam, mas tenho a certeza que a ti ela dá uma "abébia".

- Se saíres aqui á tia no que toca a animais, adorarás tudo o que se mexe. De lagartixas a leões. Mas tás feito com a tua mãe, que nunca te deixará ficar com nada que se pareça animal. Ela não é uma pessoa de animais, mas não faz mal, a tia faz-te as delícias :)

- Agora o teu pai. Primeiro que tudo, NUNCA mexas nos jogos do pai. Cai o cabo e a trindade se ele te vê a pôres os teus dedinhos nos jogos ou consolas (sim, o teu pai tem mais que uma), e se lhe mexes no pc estraga-se tudo igual. Vais ouvir das boas por causa disto, mais que uma vez.

- O teu pai é muito sossegado. É calmissímo a falar, é calmo nas situações em que a tua mãe perde a cabeça e quando estás com ele ficas no mesmo estado, é contagiante.

- Por outro lado, o teu pai adora galhofa. Adora sair com a familia e com o teu (mais provável) padrinho, seja uma "saída" dentro de casa com jogos ou uma ída ao forúm, bowling ou outra coisa qualquer. Vais passear muito, tenho a certeza.

- O teu pai também é cá dos meus, adora dormir. Numa casa em que os teus pais são dorminhocos, eu pensava duas vezes antes de os acordar... :P

- É normal que ele nos primeiros tempos tenha medo de te pegar. Já o demonstrou antes, mas contigo será diferente e vai apaixonar-se assim que te pegar ao colinho.


Agora a avó:

- Vais ter uma avó muito chata. Mas chata no bom sentido. Vai dar-te tantos beijinhos, miminhos, festinhas e nhó nhó nhó que vais cair para o lado. Vai aliar-se a mim e deixar-te brincar com os animais aqui da tia Cátia, ás escondidas da mãe. Mas xiiiiiu, ela não pode saber, a tua mamã não gosta muito dessas coisas.

- A tua avó é tipo "super mulher". Sabe tudo, de tudo. Se não sabe, dá-lhe 5min que ela fica a saber. Portanto todas as dúvidas que tiveres, já sabes a quem perguntar. Nem que seja sobre o pinóquio, asseguro-te que a avó vai pesquisar :)

- A tua avó vai andar sempre a "mostrar-te" ao mundo. Avó orgulhosa, quer é que vejam o(a) belo(a) que tu és. Igual á tia, portanto.

- Quando tiveres farto(a) de estar no apartamento dos pais, sei que vais lembrar-te logo de um sítio: a casa dos avós. Tens lá tanto espaço para correr!! Para brincar, pular, explorares, tudo o que quiseres. Vais sentir-te especialmente bem lá, tenho a certeza.

- O avô. É um caso complicado :). O avô é especial, tens de saber lidar com ele. É muito brincalhão, por isso brincadeira não te vai faltar! Gosta também de companhia, portanto é normal que te habitues a fazer aqui o que a tia fazia: quando o avô vai regar a horta, vais poder andar com os pézinhos dentro das rêgas no Verão. Uma delícia, sabe tão bem!

- Mas não te enganes. O avô vai ralhar-te muitas vezes. Tal como a mãe (e devo dizer, a tia), o avô não gosta de confusão nem de mexidas aqui e ali. Se o avô te disser "não vás para aí" ou "não mexas nisso", é para cumprir! Nunca te esqueças!

- Não me surpreendo se o avô te ensinar coisas na brincadeira que te farão seres bem traquina. Como mandar os outros ás favas. O avô também ensinou a tia a ser assim, mas só não o podes fazer a ele LOL.

- Agora aqui a tia. Comigo tás feito, meu(minha) menino(na)! Eu não sou de beijocas, mas vou dar-te tantas tantas tantas que vais ficar dormente!

- Já sabes que de vez em quando a tia tá na tua casa. Para ver os teus pais, e a ti. E muitas vezes, a tia vai "raptar-te" para irmos dar umas voltinhas ou pa ires lá para casa. Nos primeiros tempos não, porque a tia tem 2 gatinhos e a tua mamã já tá a stressar por causa disso. Mas nós damos-lhe a volta, não te preocupes.

- Acho que não tenho muito jeito para miudos, mas aí tu também me vais ajudar. Vais ser tipo um treino para me habituar melhor. Obrigada sobrinho por me dares essa oportunidade :)

- Eu também sei brincar!! Vais levar com cada ataque de cócegas! E vais passear muito com a tia, vais ver.

- A tia muitas vezes vai a casa da mãe para a ajudar. Contigo na vida deles, vão ter pouco tempo para arrumar a casa ou cozinhas, e é aí que a tia e a avó entram. Sempre que a tua mamã precisar de ajuda, e mesmo quando não precisa mas nós queremos ajudar, lá estaremos.


Por fim te digo que vais ter uma familia muito especial. Todos somos muito unidos, e estarás sempre em constante contacto com os avós, a tia, os bivós, o teu (mais provável) padrinho, a afilhada da mamã e os padrinhos da mamã. Há mais pessoas, mas estes são os que estão sempre em contacto com a mamã, logo, contigo. Vais ter uma vida recheada de brincadeira, de traquiníces, de amor, de carinho, de pessoas que te querem bem. E eu, tal como os restantes, vou fazer tudo o que puder para te fazer feliz. Só tenho pena de não estar o ano inteiro contigo, espero que isso mude daqui a uns tempos. A tia tem de vir para longe, para ganhar dinheirinho. Mas nunca te tira do pensamento, mesmo agora que ainda nem nasces-te. Vai apertar ainda mais o coração quando já estiveres cá fora, mas a muito custo tem de ser. Espero que não te esqueças da tia, embora não me vejas muitas vezes enquanto estou cá.

Tens aqui alguns conselhos e ideias do que te espera. Com muitas maluquices á mistura.

Um beijinho da tua tia que te adora!

Nenhum comentário: