terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dias atribulados

Não tenho postado nada. Nada sobre mim. Hoje falhei o desafio da Ádescávir, amanhã vou atualizá-lo. Mas hoje, não consigo.

Anteontem fomos jantar á da minha mãe. Acabámos a sopa, liga o pai do R.: "estou fora da cidade, a tua mãe está a sentir-se mal, tens de ir já pra lá".
Conheço bem o R., sabia que se não fosse com ele, ele perdia a calma. Lá fomos, e o meu conhado chegou pouco depois. Estendida no sofá, com uma cara branca e de olhos fechados, estava a minha sogra. Sente-se mal, dormente, tonta, com dores. Liguei para o 112, que já me tava a irritar de tantas perguntas. No meio dos gritos da minha sogra a dizer que ía morrer, que queria ver a neta e o marido uma última vez, que ía ter com a irmã, a gaja do 112 ainda me perguntava "ela consegue falar?". Para não me passar, dei o telefone ao meu conhado que se passou também e que conseguiu que ela parasse com as perguntas parvas (mas ela tá onde? e afinal ela tem o quê?) e manda-se vir a ambulância.
Antes que ela chegasse, a minha sogra deixa de responder por segundos. Começa o R. a chorar, a gritar pela mãe, o meu conhado a tentar manter a calma e eu a passar-me completamente. Volta a si, começa a dizer as mesmas merdas que antes (ai que a mãe vai morrer!!! Vou embora, vou ter com a minha irmã. Ai filho, queria tanto ver a A.(filha do meu conhado).... ai que vou embora!!!).

Um á parte. Ela enfurece-me. Mesmo mal, apetece-me deixá-la sozinha quando tá aflita, pa ela aprender. Anda á anos a engonhar pra não ir ao médico, mesmo com todos os problemas que tem. Problemas de tensão, diabetes que estão sempre nos 400 e tal, o mioma que tem no útero e que precisa ser urgentemente operado e lhe faz inchar a barriga como se ela tivesse grávida. Mas não vai ao médico. Diz que tem medo. Mente ao dizer que foi ao médico de familia e ele lhe disse não sei o quê, quando a mim não me engana e tenho a certeza que nem lá pôs os pés.
Mas quando se vê aflita, liga aos filhos e ao marido e diz que vai morrer. Mas ir tratar-se, tá quieto. E merecia que um dia ninguém lá pudesse ir, pra ela ver que está a correr risco de vida e pelo egoísmo dela, está a fazer sofrer os filhos.

Enfim, lá a levaram para o hospital. Não consegui deixar o R. ir sozinho, fui com ele. Estivemos lá até ás duas da manhã, altura em que eu quase chorava com dores na barriga e o R. disse para virmos embora, ficava lá o meu sogro.
Chegámos cá, ligámos e já vinham no caminho. Vá de exames para fazer, um papel para ser operada de urgência e marcar consultas para isso, e uns novos comprimidos.
Mas tenho a certeza que os papeis vão todos "desaparecer", assim do nada. E depois ela tem a desculpa perfeita para não os fazer e não se tratar: "não sei deles."
Já jurei ao R....se ela não se trata e começa com estas merdas outra vez (do filme do "ai que eu vou morrer, e deixa-me ver a minha neta" e blá blá blá, eu digo-lhe mesmo na cara "é bem feita que não se trata, quer o quê?!". Posso parecer fria e dura, e má. Mas com a minha sogra, que eu já conheço de ginjas, não dá pra mais. Porque ela adora fazer-se de vitima, adora os filmes que faz, adora ver toda a atenção para ela. Engana toda a gente, mas a mim não consegue. Por isso é que ela já não gosta muito de mim, sabe que sou a única que não vai nas tretas delas.

Lá fomos dormir. Ontem quando acordei estava cheia de dores na barriga. Não consegui levantar-me o dia todo sem ser para ir á casa de banho, e tinha de ser com ajuda. Ainda com mais raiva fiquei por ela.
Hoje ás 3h e tal da manhã começa a dar-me umas dores muito fortes. Acordo o R., quase a chorar, com medo. Mas passado uma hora e qualquer coisa, passou e consegui voltar a adormecer.
Estou agora com os músculos doridos, como se tivesse feito muitos abdominais, mas nada que me imobilize.

Ainda ontem á noite o R. começou a sentir-se mal. Vomitou, estava tonto, todo a tremer. Como sei que o pai dele é muito boa pessoa num sentido mas muito ranhoso noutra, sabia que mesmo que lhe ligasse para ir com o filho para o médico ele não ía.
Liguei á minha mãe, que veio a voar. Foi com ele para as urgências, e eu aqui sem saber de nada, não consegui ir porque estava cheia de dores. 
Um tempo depois ligo e já vinham a caminho. São nervos, veio com uns calmantes para tomar e levou lá uma injeção.


Por isso estão a ver a minha cabeça hoje. Passei o dia na cama, nem me apetecia levantar. Estou feita num 8.
Ai a minha vida...

10 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

Tenta manter a calma e não te deixes enervar :S Aiii pah que coisa das pessoas! Isso chateia-me e faz-me lembrar a minha mãe. Faz todo o tipo de porcarias contra as filhas e quando está na m**** diz que se vai matar e que vai ter com a minha avó e para a deixarmos. Depois no dia seguinte está no cabeleireiro e a arranjar as unhas como se nada fosse... E nós estamos a calmantes e a tentar recuperar do susto. Por isso eu nao deixo que me faça mais... E é minha mãe... Quanto mais uma sogra... Tem calma, Katy e pensa sim e somente no teu filho! Beijoca e força!

Katy disse...

É mesmo um stress né? Fogo, pessoas egoístas pah! Ela é como a tua mãe, diz tudo para terem pena e depois no dia a seguir anda ás compras! E eu é que tenho de acalmar o R. do susto e dos nervos...

Calha-nos com cada cenas hein...

ádescávir disse...

Ai rapariga que cena :S Não te preocupes com o desafio, preocupate é em descansar. =) Beijinho!

ádescávir disse...

Desculpa, esqueci me de te dizer, sim, é meio iogurte liquido de frutos silvestres com a fruta :P Estava mesmo bom :D Ehehe :D

*ladybug* disse...

Essa parte da sogra é-me tãooooo, mas tãooooo familiar... Enerva!!!
Da última vez tb disse à minha sogra que o mal não é estar doente, o mal é não querer tratar-se. E depois, eu é que sou a má. Temos pena! Há coisas que não consigo que fiquem entaladas.
Elas são mesmo assim...
Bjo*

Vanilla disse...

Ai ai mamã vê lá se essas dores não são contrações! Se permanecerem vai ao medico! Muito stresse tambem provoca contrações e ainda é muuuuuitoooo cedo para te preocupares com isso.
As melhoras para o maridão e calma com a sogra, trata de ti e desse piqueno.

Níxia disse...

Compreendo-te! tenho uma sogra assim ainda que agora ande calma, já saímos a 200 à hora porque decidiu tentar o suicídio (no final de contas tinha tomado 5 comprimidos dos quais poderia tomar até 8 por dia.. bahhhh.. 2 chapadas tinham sido o melhor tratamento do médico!)... Sabes aquela expressão do caga e anda? Foca-te no teu bem-estar e do miniteu... agora tens mesmo é que cuidar de ti, porque os nervos far-te-ão mal!!! ;(

Beijos grandes!

Katy disse...

Estou a ver que temos todas o mesmo problema.. lá nos tinha de calhar sogras que não usam o sistema todo!

Já estou mais calma, embora hoje tenha acordado com a vozinha irritante dela que decidiu aparecer cá. Mas já passou lol

Beijinho a todas!

Kristianna disse...

Desculpem meninas o desabafo...quem me dera ter uma sogra...nem que fosse uma sogra doida varrida, louca, rabugenta, mal disposta...somente porque sabia que ao ter uma sogra, o meu marido era feliz por ter uma mae...mas infelizmente não tenho sogra...nem ele mae desde os 4 anos...e queria tanto ter uma
...

Katy disse...

Kris, por experiência própria, se uma mãe faz mal aos seus filhos não merece sê-lo nem estar com eles. Pelo menos a minha merecia que os filhos nem lhes falassem!

Acho que é bom pensares assim, mas não desejes uma maluca, porque digo-te que é um inferno..