segunda-feira, 4 de março de 2013

Poupar, poupar, poupar

O que aconteceu no outro dia deixou-me muito abalada psicológicamente. Com um medo terrível de chegar áquele ponto, em que para me alimentar terei de pedir de porta em porta.

Como já falei aqui uma vez, eu faço ementas bi-semanais e vou ás compras só de 2 em 2 semanas. Apenas compro o que preciso para fazer as refeições que estão nas ementas, para não estar a comprar coisas desnecessáriamente. Até agora tem resultado bem, conseguimos poupar em relação a não fazer ementas nem listas de compras só para 2 semanas. Mesmo assim ainda conseguimos poupar mais, sei que sim, e estamos a trabalhar para isso.

Mas há outras coisas onde o dinheiro é gasto de uma forma maluca. Como por exemplo a luz.
Mudei recentemente para a tarifa bi-horária da EDP Comercial, ainda não recebi nenhuma factura por isso não sei dizer o que poupo, e ainda tenho de ligar para lá a perguntar o melhor dia para enviar a leitura (que isto de deixá-los fazer a estimativa é só dar-lhes dinheiro). Mas estive no outro dia a percorrer a casa toda e notei o seguinte:
Os candeeiros do quarto ficam 24h ligados á fixa. As televisões, a box da Zon, a Xbox e o router da internet também. Isto pode parecer insignificante, mas por curiosidade fui ao site da EDP, acedi aos simuladores que eles têm e pus as horas que estes aparelhos ficam ligados e a sua potência.

Querem saber? Só a consola de jogos consome em média 25€ por mês ao estar ligada 24h á fixa. Isto em stand-by, sem contar com a energia gasta quando está a trabalhar.

Fiquei parva!!! Portanto já tomei medidas: os candeeiros do quarto estão sempre desligados, o único que é ligado é o do meu lado e só á noite, porque me levanto sempre a meio da noite para ir á casa de banho e uso-o. A televisão do quarto só se liga á fixa quando nos vamos deitar, temos por rotina ver um filme deitados. Durante o dia é desligada da fixa. Os telemóveis só são carregados durante a noite ou ao Domingo.
Na sala, a televisão, a box da Zon e a consola do R. estão ligadas a uma tomada com interruptor que corta a energia quando desligado. Está sempre desligado, nós é que ligamos quando queremos ver tv ou jogar.
No corredor, o router só é ligado quando se liga a consola ou o computador. De resto, está sempre desligado.

Na cozinha também implementei uma regra: ao Domingo faço muita massa de pão. A primeira ponho a cozer, mas as restantes divido em bolinhas e congelo. Durante a semana é só tirar do congelador depois das 24h (quando começa o período mais barato nos dias de semana, não é problema porque nunca nos deitamos antes da 1h) e pôr a cozer. No dia a seguir já temos pão feito, sem precisar pô-lo a cozer no horário mais caro.

De resto continua tudo igual: as lâmpadas do quarto do Tomás, da casa de banho e da cozinha são economizadoras. Falta só mudar a do corredor, as da sala e as do nosso quarto (mas essas têm de ser das mais caras, portanto só quando houver dinheiro para isso).

Mesmo assim queria poupar mais. Porque o que o R. recebe do desemprego não chega para tudo, e mesmo juntando-lhe o abono do Tomás não chega para duas pessoas. Portanto ainda temos de ir buscar dinheiro ao que temos junto, onde era suposto não se mexer.

Os tempos estão dificeis.... assusta-me o amanhã, o que está para vir... só consigo dizer isto....

4 comentários:

ádescávir disse...

Fazes muito bem :D Aqui também se tenta poupar no que for possível =)

Pobre(o)Tanas disse...

Olha o nosso bi-horario é das 22 às 8 (agora nao me tem compensado porque estou em casa mas pronto) pago mensalmente a luz e nao de dois em dois meses. Na carta da EDP vem na parte de trás em cima o dia ideal para dar a contagem ;) Pago mais de 150euros de luz por mes por causa da caldeira, máquinas de roupa, tv ligada a toda a hora, luz da sala nos dias escuros, a luz de presença da Eva a noite toda no quarto (apesar de serem todas as lampadas economizadoras cá em casa), o aquecedor do quarto durante a noite tb, pc... Forno! Fazemos muita coisa no forno... Oh estaria aqui um dia inteiro! E por mais que tente cortar aqui e ali nao consigo baixar o valor! Mesmo seguindo à risca os horarios! Enfim... Mas não penses demasiado no assunto pois apesar de não ser dificil chegarmos àquele estado, temos de pensar positivo! Força!

Orquídea disse...

que tudo corra pelo melhor para vocês os 3! que não tenhas que passar fome e que possas dar ao Tomás tudo o que ele precisa ou irá precisar...
força...muita muita força!!!

Katy disse...

Eu ainda não sei quanto gasto mais ou menos nem se me compensa, mudei á pouquissimo tempo e ainda não veio nenhuma factura, mas espero que compense! Ao menos que a tarifa sirva para alguma coisa :P

Um beijinho para todas!