segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Amamentação - o velho discurso

Estava a ler sobre a amamentação e fui dar com um tópico num forúm em que uma senhora pedia opiniões, porque o filho de 2 meses embora esteja a engordar e crescer bem, parece que fica sempre com fome depois das mamadas e nunca dorme mais de 2h, pedindo sempre mama novamente. Ela pedia que lhe dessem opiniões sobre o que fazer, porque tinha medo do menino engordar bem mas não ficar totalmente saciado.
Ora o meu espanto são as respostas... coisas como "pois, com 2 meses é normal que apenas o teu leite não lhe seja suficiente", "é melhor ires comprar uma latinha de leite até falares com o pediatra", não deixes o menino á fome, vai á farmácia e pede uma lata de leite!".

OMG!!! Nem um único comentário a encorajar esta mãe a continuar com a amamentação exclusiva. Nem um!!! Gente mais mal informada, jasus! Depois admiram-se que a amamentação em exclusivo até aos 6 meses é muito rara..... claro, com gente a dar estes palpites!!

Eu posso não ser profissional de saúde, não ser "entendida" na matéria ao ponto de martelar na cabeça de alguém com a minha opinião, mas acho que no caso desta senhora o caso resolvia-se com o dar de mamar mais frequentemente para estimular a produção de leite, ou comprar uma bomba elétrica para o fazer. Quanto mais a oferta/procura, mais leite se produz. Se o menino tem fome, ao se produzir mais leite ele terá mais para comer, e fica saciado.
Estarei errada? Ou realmente a melhor coisa a fazer é encher a cabeça das mulheres com a ideia que perante qualquer dificuldade, vai-se ali á esquina e compra-se farinha para lhe dar?

Não quero desrespeitar quem dá fórmula ao seu bebé, longe de mim. Cada um sabe de si, e sabe o porquê de dar a dita fórmula. Cada caso é um caso. Mas acho que mesmo pessoas que queiram amamentar, que o desejem mesmo, mas não tenham informação suficiente ou alguém que lhes dê conselhos, facilmente se ilude pela opinião do povo e vira-se para biberões e latas de leite. Mesmo quando o caso se pode resolver com mais oferta da maminha, com uma bomba para estimular, ou simplesmente o perceber que em alguns casos há miudos muito espertos que só querem um conforto e acordam a chorar para chucharem nas maminhas da mamã.

Acho apenas que não se pode logo partir para o mais fácil, para o artificial, sem se tentar perceber se há outra solução para continuar a dar leite materno. Em último caso, partir sim para a fórmula, que ninguém aqui diz para deixarem os vossos filhos á fome. Mas primeiro, tentar.. Estarei assim tão errada?

10 comentários:

Vanilla disse...

Ás vezes não é bem assim, não falo por experiencia, mas mesmo dando muita mama, se o corpo não produzir não há mesmo nada a fazer. No entanto posso dizer que o bebe com 2 meses acordar 2h depois faminto é perfeitamente normal! As pessoas iludem-se com as historias dos outros e ficam com isso na cabeça :s A B por exemplo nunca mamou de 2 em 2h mas sim de 3 em 3 ou de 4 em 4. Porque vazava bem a mama, ou porque eu tirava o leite todo e bebia o biberão todo e aguentava mais horas. Mas se o bebe mama o suficiente, não é gulotão é normal que passado 2h tenha fome, só tem 2 meses né! Querem milagres não? lool
Mas olha infelizmente nem todas as mamas conseguem amamentar e pior ver o filho a chorar com fome e não o conseguir "calar". A teoria é toda muito bonita, consegui amamentar e defendo a teoria. Mas quando a minha filha chorava desesperada com fome, ela tinha mesmo de ficar satisfeita! O choro do nosso filho é tipo facadas no nosso coração e quando o desespero nos ataca, fazemos de tudo por eles ;) Mas isso é uma coisa que vais perceber daqui a mais uns tempos ;p

Katy disse...

Vanilla, não se pode deixar passar fome, claro que não, mas tenho visto vários casos em que com determinação se consegue aumentar a produção, á que tentar! É isso que defendo, tentar até não haver mais opções, não ir logo a correr para a fórmula! :)

Pobre(o)Tanas disse...

Acho que há aqueles casos em que a mãe não produz mesmo mas não é este certamente que falas e aí sim estás certissima! Quanto mais der mais produz. Como diz o meu MF: "Peito!!! Muito peito!!!" O nosso pediatra diz que um bebé mama em 10min 90% daquilo que precisa, o resto é chucha! A Eva há pouco mamou nas duas mamas, esvaziou a primeira e a segunda estava quase, andava ali a brincar com o mamilo, a rir, olhava para os candeeiros, tirei-lhe a mama. Chorou. Dei-lha, deu 1 chupadela com força, continuou a fazer chucha a rir. Tirei-lha! Chorou. Enfiei-lhe a chucha e do nada adormeceu! Pronto! Eu compreendo que há alturas que desesperamos a pensar que têm fome mas é só birrinha! E há mães que percebem isso, há outras que levam mais tempo até conhecerem os filhos. Depois da mastite andei ainda a dar o meu leite e o artificial depois do meu como indicou a enfermeira. Pois a Eva nunca mais tocou no artificial. Eu bem fazia com medo que tivesse fome, ela ficava chorosa depois de mamar e lá iamos nós a fazer um biberão... Nem lhe tocava! Era manha! Nunca mais fiz nenhum! Nem que lhe dê mama dali a meia hora! Ainda na sexta a Eva passou a tarde a pedir mama com fome! Aguentava 45min no máximo e eu dava-lha! No sábado andou o dia na maior de 3 em 3h outra vez! Têm picos de crescimento! Olha sabes o que te digo? Tirando as que coitadas não têm leite, só não dão mama exclusiva as que não querem! Eu insisti e consegui! Mastites, bicos gretados, bicos que cairam às metades, sangue, dores, tudo e mais um par de botas! Gastei montes de dinheiro em cremes, bombas, mamilos de silicone mas consegui! Além disso há ajudas em vitaminas que podemos tomar que dizem aumentar a produção: natalben, promil, chás, MUITA ÁGUA! Oh... Antigamente não haviam formulas nem nada disso! Nem ajudas de lado algum! Ou davas mama até os teus bicos calejarem e sempre que o teu filho queria ou ele morria à fome se não tivesses uma ama de leite ou alguma vizinha parida!

É insistir! Agora quem não quiser dar mama está no seu pleno direito e isso respeito! Quem quer é aguentar! Ninguém disse que ter filhos era fácil! Mas pronto eu sou suspeita pois foi sempre algo que eu fiz questão de fazer e depois de passar tanto na amamentação até chegar onde estou, acho que estou mais dura e ríspida quanto ao tema...

Katy disse...

É isso Pobre(o)Tanas, eu quando falo de insistir falo dos casos em que ao mínimo stress partem logo para o mais fácil: leite em pó. Mas se tivessem informação viam que com determinação, paciência e muita dedicação é possivel conseguir amamentar em exclusivo! Tu és prova disso!! A Dreia do blog Correndo o Mundo de Saltos, a mesma coisa. Não desistiu, mesmo com um filho prematuro, e ainda amamenta! Amamentou em exclusivo até aos 6 meses (se não estou em erro). Já teve alturas em que teve medo de estar a ficar sem leite, mas fez de tudo o que conseguiu e aumentou a produção. Acho que até cápsulas de cevada ou o que é ela tomou, e deram resultado.
Portanto acho que quem quer mesmo amamentar não deve desistir ao primeiro obstáculo. Se depois de tentar tudo a situação não melhorar, aí sim partir para os leites de lata.

Mas pronto, eu também sou um bocadinho suspeita, porque desde que penso em filhos penso em amamentar o máximo de tempo possivel. Depois vejo casos de sucesso como o teu, e ainda mais determinada fico a fazer de tudo para o conseguir. Mas isto sou eu né...

Pobre(o)Tanas disse...

É como digo, Katy, quem quer dar maminha MESMO faz de tudo para o conseguir. Lamento ser assim dura mas é a minha opinião! Faço questão de dar mama até poder e já ando a stressar como será quando for trabalhar e por isso já tenho um congelador cheio de leite LOOOOL Não é fácil, linda, não é! Bom tb depende há quem nunca tenha tido uma greta, dores, etc. Mas na maioria das vezes doi que se farta mas ao fim de uns dias as mamas estão calejadas e produzem o que o teu filho precisa. Se ele hoje mamar de 1 em 1h aquela quantidade, podes crer que daqui a 1h a quantidade está lá, se a quantidade aumentar, daqui a outra hora há novamente mais leite com a quantidade que ele mamou anteriormente, se passar a hora e ele não mamar a tua mama quase rebenta LOOOOL O truque é não stressar!

Katy disse...

Concordo plenamente contigo Pobre(o)Tanas! :)

Lúcia Costa disse...

Katy... minha querida... Tenho 3 filhos, duas meninas e um menino. A primeira mamou exclusivamente até aos 4 meses e continuou a mamar até aos 9 meses.(depois acabou-se o leite). A segunda mamou exclusivamente até aos 4 meses e depois continuou a mamar até cerca dos 2 anos e meio (deixou de mamar porque quis) O terceiro mamou exclusivamente até aos 6 meses e largou a mama com 1 ano e 2 meses pq eu tive que tomar medicamentos fortes e ele depois não quis retornar.
Resumindo, as minhas filhotas e o meu filhote são saudáveis. Nunca passaram fome. A amamentação cria um vinculo muito importante com a mãe. Amamentar custa ao principio, é coisa que normalmente nao nos dizem mas depois de ultrapassada essa fase... é maravilhoso. Força contigo... espero que tudo te corra de feição. E lembra-te... uma mãe sabe sempre se o filho precisa de mais. E mesmo que tenhas que dar suplemento... não deixes de amamentar. :)

Katy disse...

Lúcia, obrigada pelo teu testemunho :)
Quando se quer realmente, faz-se de tudo para conseguir. Há pessoas que mesmo assim infelizmente não conseguem, mas são raros os casos!

Farei de certeza todos os esforços para que o Tomás mame o máximo de tempo possivel, é o que de mais completo e melhor posso fazer por ele! E quero muito!!

Um grande beijinho e mais uma vez obrigada! :D

Xana disse...

quem me dera. mas nem sempre se resume ao estimular, estimular. eu só pude dar mama ao Tomás 4 dias depois dele nascer, ou seja tive uma subida de leite anómala e quando quis dar quase não tinha. O Tomás teve internado 12 dias, eu tive 5 por causa da tensão alta e pré-eclampsia... o stress ( e não foi um streszinho) levou-me o leite. em casa dou peito de 3h em 3h e nem por isso voltei a ter. experimentei nos intervalos estimular com a bomba e nada. fiz gretas e sangue... mas o leite nunca foi suficiente.
Ainda dou peito, mas se o Tomas ficasse só com ele passava muita fome. por isso bem dito LA.
Sempre sonhei dar só mama e fiz tudo por isso... mas nem sempre depende de nós

Katy disse...

Xana, sim muitas vezes há outros factores que fazem com que não dê mesmo para continuar. Como o teu stress, totalmente compreensível durante o internamento do teu menino e a tua condição médica, o stress depois de tentares estimular e não conseguires.. tudo combinado faz com que o leite diminua muito.

Não sou nenhuma expert na matéria, mas acho que foi por isso que não conseguis-te aumentar a produção, pelo stress. Mas lá está, tentas-te tudo antes de dares LA ao teu filho. É isso que faz a diferença, sabes e tens a consciência tranquila que fizes-te de tudo mas que infelizmente não deu.

Um beijinho :)