quarta-feira, 20 de março de 2013

Médicos para quê?!

A minha avó foi fazer um TAC na segunda-feira ao hospital. Disseram-lhe que o mandavam para casa, para não se preocupar. Quando chegou a casa ligaram-lhe.

"Não tem ninguém que venha buscar o TAC hoje? Tem de ser visto com urgência."
 - "Não.. mas disseram que enviavam depois. Passa-se alguma coisa? Há algum problema com o exame?"
"Só lhe posso dizer que tem de o mostrar com urgência ao seu médico, este exame não pode ficar esquecido! Vou enviá-lo ainda hoje por correio, assim chega aí amanhã. Tem de o mostrar com urgência, não se esqueça!"

Mas não disseram o que se passava.
Ontem chegou o exame. A minha avó não o quer abrir, não quer ler o resultado, só eu, a minha mãe e a minha irmã é que somos da opinião que o exame é dela, ela pode abri-lo e ler o relatório. Mas o resto da familia é contra, e convenceram a minha avó.
Tudo bem. Não fosse o caso da médica de familia da minha avó não ter aparecido ontem nas consultas. Nem hoje. E apesar da reclamação da minha tia hoje no Centro de Saúde, ninguém quer saber. Falaram até com o diretor, mas ele diz que tem muito trabalho e que não vê o exame. Para irem lá amanhã antes das 10h, que a médica deve aparecer. DEVE. Ainda disse que se ela não aparecer amanhã, que ele vê o exame. Dúvido.

Ou seja, para lhes pagarmos o ordenado ao fim do mês precisam de nós. Mas quando nós precisamos deles, para fazerem o seu trabalho, dão-nos um chuto no cú com a desculpa que não somos pacientes deles, que o nosso médico é que tem de ver. Como se eles não fossem médicos.
Se até enviaram o exame logo no próprio dia, é porque se passa algo. E depois de tantas queixas, de tanta vez que a minha avó foi ao médico, ás urgências, passaram-se meses até que lhe fizessem um exame (em que viram qualquer coisa mal, para tanta urgência), agora só falta mesmo isto: não quererem saber. Se fôr algo que precise de tratamento, já vai com largos meses de atraso. E ainda atrasam mais dias.
E nós, familia, estamos em modo de espera. Porque sabemos que se passa algo, senão não tinham dito o que disseram nem tinham mandado logo o exame com tanta pressa. Mas não pudemos fazer nada. Nicles. Enquanto mil e uma coisa podem estar a acontecer á minha avó neste momento. 


Puta que os pariu. Só consigo dizer isto.

3 comentários:

Pobre(o)Tanas disse...

Mas ela pode e DEVE ver o resultado dos seus próprios exames!!! Ja la vai o tempo em que o medico é que abria cartas com resultados! Por amor da Santa isso ja nem existe!!! Abram a carta vocês! A minha avó faz o que quer mas quanto à saúde dela (quando tb ela nao quer abrir cartas) nem respinga. Abrimos logo e pronto!

Pobre(o)Tanas disse...

Com tanta revolta deste sistema esqueci-me de desejar as melhoras à tua avó e pensar que nao deve ser assim tão grave! Tem fé, querida! Beijinho!

Katy disse...

Ela meteu na cabeça que como a médica é esquisita vai embirrar com ela se vir o exame aberto e por isso não deixa ninguém abrir. Ainda á tarde lá estive e ela continua teimosa, nem sequer nos mostra a carta para que nenhum de nós a abra.
Sinceramente estou com medo, porque com os sintomas dela e agora isto deve ser algo grave.. vamos ver se amanhã a estúpida da médica aparece!

Um beijinho e obrigada!