terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Morfológica e exame da glicose (post longo)

De manhãzinha, ás 7:30h, levantei-me que nem zombie e arrastei-me até ao Hospital, que fica a 1h de distância. Ás 9h estávamos lá. Esperei 15min para que me passassem as análises, e fomos para o laboratório. Tirar sangue, beber aquela mistela (dizem que é um copinho... o tanas! É do tamanho de uma garrafa de água pequena! Vá lá que ainda me deram a escolher entre sabor laranja ou limão), análises á urina no outro lado do laboratório, voltar para o mesmo sitio e esperar uma hora. Passada essa hora, tirar sangue novamente e ir para o outro lado do laboratório novamente esperar que faça outra hora e tirar mais sangue (porque é que me mandaram pró outro lado da segunda vez, não sei).

Consegui a proeza de não vomitar. Embora o líquido não seja assim tão horrível como dizem, nos primeiros minutos deu-me umas voltas ao estômago como nunca me tinha dado. Mas aguentei-me, felizmente!

12:50h já estava no CDI á espera da ecografia. Demoraram eternidades pra me chamar, e depois lá dentro demoraram ainda um bocado a escrever não sei o quê no computador, e eu ali de barriga para cima, muito desconfortável e com o Tomás a dar-me uns pontapés que faziam a posição ficar ainda mais ranhosa.
Lá começou a eco e... que graaaaaande!!! Meu deus, juro que até me assustei. Sei que eles aumentam a imagem e essas coisas, mas a última vez que o tinha visto tinha sido ás 17 semanas, ou seja, á quase 6 semanas, e a diferença é gigante!! Para além de que os ecógrafos no CDI são 30x melhores que os do hospital.

O minimeu estava todo enrolado (até a médica disse "olha, uma caracoleta") e sentadinho. Com a cabeça na parte de cima do meu umbigo, coluna ao longo da minha barriga e pés bem lá em baixo. Vimos tudo ao pormenor: placenta, colo do útero, cabeça, pés, mãos, coração, rins, estômago, coluna, etc. Ela ía dizendo os valores para a enfermeira apontar, e eu ía vendo no monitor o número de semanas referente ás medidas (outra coisa fixe do CDI, metem um monitor em cima da maca onde nos deitamos para vermos tudo de frente). Todas as medidas deram mais dias do que temos, houve uma até que deu 23s+1dia, mais 4 dias. És meio quilinho de gente, todo bonito :)

A médica viu também o grande rapagão que és, mas não tirou nenhuma foto ao teu abono de família (e assim estou a ver que chego ao fim da gravidez sem uma foto da tua piloca pra te mostrar mais tarde). Fizes-te braço de ferro com ela, ela bem abanava a minha barriga mas tu só querias estar enrolado que nem um caracol e não deixar ver o que ela queria. Finalmente lá te esticas-te e conseguimos ver tudo ao pormenor dos teus membros (as mãozinhas então, viu-se os dedinhos todos tão bem!).
Mas uns segundos antes da eco acabar voltas-te a enrolar-te, bem como quem diz "vá, posso voltar á minha vidinha" :D

Está tudo óptimo, como a médica disse "agora é só deixá-lo crescer". Só de pensar no susto que apanhei na eco do 1º trimestre.. só me faz ter raiva daquele médico. Enfim.

Quando chegámos á pouco tinhamos um aviso no correio da transportadora da Amazon, era suposto a encomenda chegar amanhã mas vieram cá hoje. Liguei para lá e vão entregar o Doppler amanhã de manhã. Estou ansiosa! Mandei vir esse aparelho porque temos cá em casa um terror: o Hunter. De vez em quando, sem me dar tempo para nada, salta pra cima da minha barriga. 3kg e tal a saltarem-me pra cima não é nada bom, eu bem tento evitar e ter cuidado mas uma vez ou outra o maluco passa-se e manda-se a mim na brincadeira. Magoa-me, e fico sempre preocupada. Assim com o doppler ouço o teu coração quando estou preocupada, tenho a certeza que me ajuda a ficar mais descansada.

Ontem estivemos de roda da Nikon, a fazer umas fotos da nossa barriga todas bonitas com a árvore de natal. Ainda não a tirei por causa disso mesmo, vai hoje ser arrumada. Daqui nada prometo que vos mostro!

Um comentário:

ádescávir disse...

Ainda bem que está tudo bem :D Esse Hunter é um maluco :P